ESCREVER BEM = LER


Quando comecei a estudar aqui na Suica,nao tive mais tempo de ler, livros que comprei durante muito tempo,quando ia de ferias pro Brasil, nao consegui ler nem um. Eram tantos deveres, tantos trabalhos pra fazer, que unica coisa que lia eram as materias da escola.

Agora que estou trabalhando, tenho todo tempo do mundo(depois das 18 horas,claro) para me dedicar aos livros que durante anos eu comprei e ficaram largados pela minha estante.

Mas mesmo assim tem dias que chego em casa, que quero so descansar ou se vou ler, leio so em alemao mesmo.

Como ha muito tempo nao tenho um contato real com a lingua portuguesa(brasileira) e so aprendi a escrever em portugues, depois de grande (11 anos). Eu agora sinto muita diferença!


Quando morava no Brasil e lia mais de 4 livros por mes, eu escrevia com uma facilidade. Depois que voltei para a Suiça e nem leio mais em portugues, sinto que meu modo de escrever piorou!! Tem horas que nao sei se essa palavra existe em portugues ou se to me confundindo com italiano.

Fico na duvida em relacao as terminaçoes, conjugaçao ou ate mesmo com duvida se aquela palavra foi escrita em modo correto.


Sempre achei que a leitura enriquece o modo de um pessoa escrever. E da ate para perceber em alguns blogs que eu visito, que as pessoas que gostam de ler, sao sempre aquelas que escrevem post mais elaborados e faceis de entender(alo Bia!).

Por isso a partir de hoje resolvi traçar uma meta, para nao perder aquilo que adquiri durante 7 anso que morei no Brasil,decidi que se eu hj ler um livro em alemo, quando acabar de le-lo vou passar para um livro em portugues e depois pro italiano e depois ingles...

Assim continuo colocando em pratica todas as linguas que aprendi e espero que assim melhore meu modo de escrever em portugues.

Como quero melhorar meu blog, tenho que me dedicar mais a leitura para conseguir escrever em modo claro e correto!

Tenham paciencia!
OBS:

Resolvi ecsrever esse post, depois de perceber que alguns post antigos estavam bem confusos.

5 comentários:

Bia disse...

Todo mundo diz e eu reforço, qualquer língua que seja, a pratica é que faz a diferença. Por isso eu já aceitei que alemão não veio para ficar, eu simplesmente nunca vou ler um livro em alemão! hahaha!

Vou ficando com os em português e inglês mesmo!

Obrigada pelo elogio! :)

bjs

Dona Flor disse...

Eu concordo... eu ando leio mais em inglês e alemão e sinto que meu português anda sofrível... dá vergonha às vezes de ler o meu próprio blog e ver que nem sempre escrevo de forma tão clara quanto eu gostaria... mas eu tento.

O seu blog é muito bem escrito!

Beijos

Unknown disse...

Engraçado que isso não aconteceu comigo e acho que nunca vai acontecer, nem sei por quê. O nível do meu português permanece o mesmo e acho que escrever no meu blog é o que me ajuda porque sou extremamente rigorosa com meu português e se às vezes bate dúvidas quanto a grafia de uma palavra recorro ao dicionário, pesquiso no Google. Tem pessoas que dizem que estão esquecendo o português mas isso não acontece comigo, embora eu fale e leia em inglês o dia todo, muito mais do que português. Beijo

Mary disse...

Percebi que se fala ou escrevo errado de brincadeira, isso acaba incorporando.

rodandopelomundo disse...

Assino embaixo, Mel!!!
É mesmo difícil manter todas as línguas "ativas" e tem que estudar e ler bastante mesmo! Eu também, cada vez mais, tenho dificuldades de escrever em português.. me escapa uma coisa ou outra em italiano, mesmo falando com amigos também. E são só 3 anos que estou aqui..

Meu sonho agora é ler em alemão! Sonho mesmo, porque para mim parece algo ancora mooooolto lontano :D

Valeu pela força, vamos nos falando!!

Bjo e paz sempre, Michel

Related Posts with Thumbnails